Crédito: William Bucholtz

A Osterfest, festa de Páscoa de Pomerode, no Vale do Itajaí de Santa Catarina, movimenta o setor turístico da pequena cidade de pouco mais de 32 mil habitantes. O evento, que é realizado há 10 anos, nesta edição conta com melhorias de infraestrutura que vêm refletindo diretamente nas experiências vividas pelos visitantes, que são em maioria famílias.

Desde o dia 1º de março, quando começou a Osterfest, até o último domingo (18), já passaram pela festa mais de 70 mil turistas. Para o presidente da Associação Visite Pomerode, Manfredo Goede “conforme nos aproximamos da Páscoa, as pessoas entram no clima da celebração e o fluxo de visitantes aumenta”, afirma.

Um dos destaques do evento são as brincadeiras tradicionais de Páscoa e outras atividades recreativas típicas da cultura alemã, que em Pomerode são bem vivas mesmo nos dias atuais, em que a tecnologia muitas vezes limita as vivências presenciais. Manfredo comenta que “nesta época em que vivemos sempre com celulares e tablets, muitos pais trazem os filhos para encontrar na Osterfest um ambiente em que as crianças se divertem de forma segura e com experiências reais. Os pequenos se divertem em brincadeiras como pintura de casquinhas de ovos, oficina de cestas e de bolachas, passeio de trenzinho, corrida de saco, contação de histórias, enquanto os pais revivem memórias de infância”, destaca o presidente da Avip. “Além destas, há brincadeiras típicas alemãs para adultos e crianças, como o serrador de tora (Baumstammwettsägen), cabo de guerra germânico para adultos e crianças (Tauziehen), corrida do saco (Sackrennen), tiro ao alvo (Scheibenschiessen) e pássaro ao alvo (Vogelstechen)”, explica.

Em termos econômicos, na última edição da Osterfest, em 2017, a festa movimentou cerca de 20 milhões de reais, equivalente a mais de 1% do PIB de Pomerode. Em 2018, hotéis, pousadas, restaurantes, empórios, produtores de artesanato, bolachas e outros produtos turísticos estão mais preparados para atender as demandas que surgem com a Osterfest. Em razão disso, a movimentação da economia deve corresponder aos números do último ano. O setor de indústria, principal sustentador do PIB da cidade, também vem se estruturando para o turismo, e para a edição de 2019 os visitantes poderão incluir na programação as visitas a fábricas e mais lojas de fábrica, que estarão abertas ao público.

O presidente da Avip ainda destaca que um dos principais objetivos da realização da Osterfest é celebrar, preservar e disseminar a cultura alemã que sobrevive aos anos e é passada para novas gerações. “A Osterfest é uma festa em que todos podem sentir verdadeiramente a essência da Páscoa, no envolvimento da comunidade de Pomerode e em cada detalhe do evento. Para nós, é um prazer proporcionar para famílias de todo o país a cultura e os valores que fazemos questão de preservar dentro dos nossos próprios lares”, finaliza Manfredo.

A programação da Osterfest será realizada até o domingo de Páscoa, 1º de abril e está disponível em www.pomerode.com.br

Itajaí vai receber pela terceira vez consecutiva a Volvo Ocean Race, o maior evento náutico do planeta.

Posted by Click Itajaí on Tuesday, March 20, 2018

Comentários

comentários