Divulgação

A Festa Pomerana, que começa nesta quinta-feira, 12, tem atrações para toda família e uma, em especial, chama atenção por ser um tanto quanto curiosa: a competição típica Alles Wurst, traduzida como “É Tudo Linguiça”. Ela faz parte da programação do evento há seis anos e já é uma das mais aguardadas pelos visitantes. Durante a prova, os participantes precisam comer uma salsicha do tipo Bockwurst de 23 centímetros.

Ganha quem consumi-la em menos tempo. O embutido é um dos ingredientes principais da gastronomia germânica. Para os interessados em participar, as inscrições são gratuitas e devem ser feitas na frente do palco antes da competição começar. Vale ressaltar que é preciso ter mais de 16 anos. A prova será realizada diariamente e os vencedores de cada etapa vão disputar a final no último dia da festa, 22).

A Bockwurst utilizada na Alles Wurst é produzida pela empresa pomerodense Olho Embutidos e Defumados. Para a Festa Pomerana, foram preparadas 155 unidades do produto em tamanho especial. “A formulação é a mesma da salsicha que comercializamos ao longo do ano, o que muda apenas é o tamanho. A Bockwurst normalmente é produzida com 11 centímetros, já essa elaborada especialmente para a competição tem 23 centímetros”, explica o sócio da Olho, Luiz Antonio Bergamo.

A salsicha vermelha, como também é chamada, tem como ingredientes a paleta suína, o toucinho e algumas especiarias.

A Olho é parceira da prova desde que ela foi criada. “Quando surgiu a ideia de fazer o desafio, a organização da festa nos procurou e, em conjunto, desenvolvemos essa iguaria. Todos os anos o produto oficial é feito por nós”, comemora Bergamo. A programação da 34ª edição da Festa Pomerana, que segue até o dia 22 de janeiro na cidade mais alemã do Brasil, também tem outras competições típicas que resgatam práticas dos colonizadores alemães como o chope em metro, serrador e lenhador, corrida do barril e cabo de guerra. Todas serão realizadas no pavilhão das competições.

Confira as datas da competição Alles Wurst:
Local – Pavilhão das competições
12/1 (quinta-feira) – 22h30min
13/1 (sexta-feira) – 23h30min
14/1 (sábado) – 23h30min
15/1 (domingo) – 20h30min
16/1 (segunda-feira) – 22h30min
17/1 (terça-feira) – 22h30min
18/1 (quarta-feira) – 22h30min
19/1 (quinta-feira) – 22h30min
20/1 (sexta-feira) – 23h30min
21/1 (sábado) – 23h30min
22/1 (domingo) – 21h30min

 

Comentários

comentários