Joinville comemora título Copa SC (Divulgação – AABJ)

A AABJ Joinville é a campeã da Copa SC adulto masculino de basquete. Na tarde deste domingo, 29, a equipe do Norte do estado venceu a APAB Blumenau por 70 a 55, terminou o quadrangular final na liderança e conquistou o título diante da torcida adversária no Ginásio do Galegão. A prata foi dos donos da casa e o terceiro lugar ficou para o Projeto Escola de Basquete / Rio do Sul que venceu o Independente São José no jogo preliminar por 66 a 38. Dos medalhistas de bronze também saíram o cestinha da competição, Iago Dionísio, e o destaque, Eric Nasser.

Assim como a Taça FCB, disputada em junho, a Copa SC é mais um torneio da Federação Catarinense de Basketball como preparação para o Campeonato Estadual que inicia nesta semana, porém, desta vez os quatro catarinenses que disputaram as ligas nacionais também participam. Desta forma, Joinville e Blumenau reeditaram na final deste domingo uma das grandes rivalidades do basquete catarinense, mas de forma sadia como exaltou o armador da AABJ, Jefferson Socas.

“Trabalhamos forte, estávamos com um problema de atletas lesionados, às vezes treinando com oito, mas sempre acreditando no nosso time, pois muitos cresceram e vieram da base juntos. É sempre bom ganhar títulos, Blumenau é uma grande equipe, tenho muito respeito por eles, foi um jogo duro e qualquer equipe merecia sair com a vitória”.

Se em 2017, o Joinville passou em branco nos torneios estaduais, na temporada estadual 2018 já levantou seu primeiro troféu, mas o representante catarinense no NBB pensa mais alto e quer voltar a decidir o Estadual depois de cinco edições fora da final.

“Foi uma partida digna de uma final e de um clássico, Blumenau tem uma grande equipe e permitimos apenas 55 pontos deles, sinal de que prevaleceu o nosso sistema defensivo. Também encaixamos as bolas de três pontos que são nosso carro chefe desde a Liga Ouro de 2017, quando essa equipe foi formada. Agora é descansar e voltar para os treinamentos para o Estadual, afinal de contas, temos um dos melhores campeonatos do Brasil, junto com o Paulista, e queremos muito esse título que estamos batendo na trave nos últimos anos”, falou o técnico George Salles.

Além de preparar para o Estadual, a Copa SC deste ano demonstrou que o catarinense tem tudo para ser o melhor dos últimos anos. Serão 14 equipes disputando o título e, além dos quatro finalistas do torneio, temos a AD Brusque (finalista das últimas oito edições do Estadual), times que estão em ascensão nos últimos anos e outros que buscam alcançar um novo patamar.

“É bom saber que foi um laboratório para técnicos e dirigentes, e vimos como vai ser o Campeonato Estadual 2018 que estreia nesta semana, aqui mesmo no Ginásio do Galegão, em Blumenau, com o masculino e feminino. Esses torneios irão até novembro e nós desejamos um bom torneio a todos e que façam uma boa competição”, disse o presidente da FCB, Oscar Archer.

Os jogos foram transmitidos pela página da FCB no Facebook.com/basketfcb e estão disponíveis ao público.

Comentários

comentários