Divulgação
Divulgação

Em comemoração ao Dia Internacional do Cinema de Animação, 28, a Aliança Francesa de Florianópolis apresenta o festival Fête du Cinema d’Animation 2016, que ocorre entre 25 e 30 de outubro.

Com sessões totalmente gratuitas em diferentes pontos de Floripa, mais de 50 curtas-metragens, poderão ser conferidos por fãs do gênero.

No dia 28 de outubro de 1892, Émile Reynaud, pioneiro da imagem animada, fez a primeira projeção pública de pantomimas luminosas, em Paris. Em homenagem ao evento, foi criado o Festival de Cinema de Animação, para apreciar a animação como forma de arte, expressão e entretenimento ao redor do mundo. Além da França e do Brasil, mais de 30 países como China, Colômbia, Austrália e Turquia também celebram a data.

Na programação, filmes com temáticas que prometem provocar fortes emoções em adultos e crianças. O grande destaque desta edição é a exibição do longa Adama (2015), de Simon Rouby. A animação, aclamada pela crítica, conta a história de um menino africano que procura seu irmão mais velho, desaparecido no cenário da Primeira Guerra Mundial, uma jornada na qual o amor é apresentado como o caminho para a liberdade e para a paz.

A Fundação Cultural Badesc, no Centro, o Auditório do CEART (UDESC) no Itacorubi e o Círculo Artístico Teodora, no Campeche recebem o Fête du Cinema d’Animation em 2016, com programas que homenageiam ao Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy e à Escola de Imagem Gobelins, referência na produção audiovisual.
Confira a programação completa do Fête du Cinema d’Animation AF 2016 com títulos, indicação etária, horários e locais das sessões no portal da Aliança Francesa de Florianópolis.

O Fête du Cinema d’Animation é viabilizado através da Lei de Incentivo à Cultura (Rouanet), com patrocínio da Engie Brasil Energia e da Allfood, coordenação da Marte Inovação Cultural e co-organização de Institut Français, Associação Francesa do Cinema de Animação (AFCA) e da Cinemateca da Embaixada da França no Brasil. Realização da Aliança Francesa de Florianópolis, Ministério da Cultura e Governo Federal. Informações: 48 32228925 ou www.affloripa.com.br

SERVIÇO
O quê: Fête du Cinema d’Animation
Quando: de 25 a 30 de outubro de 2016
Local: Fundação Cultural Badesc (Centro), Auditório do CEART- UDESC (Itacorubi), Círculo Artístico Teodora (Campeche)
Entrada franca

Comentários

comentários