Foto: James Tavares/Secom Arquivo

A primeira semana de setembro começa com predomínio de sol em todas as regiões. A temperatura estará alta, fazendo calor para a época do ano, conforme a Epagri/Ciram. As máximas, nesta segunda-feira, 04,  podem chegar a 36°C no Extremo-Oeste, 33°C no Litoral Sul, 30°C no Meio-Oeste e 27°C no Planalto e Litoral Norte. O vento sopra de nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas.

Para a terça-feira, 05, a previsão é de sol entre nuvens com chance de nevoeiros no início do dia especialmente do Planalto ao Litoral. No decorrer da tarde e noite, há o aumento da nebulosidade no Estado, com chance de chuva à noite no Litoral Sul. A temperatura deve diminuir no fim do dia, devido a aproximação de uma frente fria do Litoral Sul de SC. O vento soprará de noroeste a sul, fraco a moderado com rajadas.

Previsão de IUV

A radiação ultravioleta é uma parte da radiação solar que provoca desde o bronzeamento da pele até queimaduras e câncer de pele. O Índice Ultravioleta (IUV) mede a intensidade desta radiação e pode variar de zero a mais de dez. O mapa apresenta a previsão do IUV máximo (no horário do meio-dia solar) para 5 dias, obtida do modelo atmosférico global do CPTEC/INPE, considerando quantidade de ozônio, posição do sol, tipo de superfície, cobertura de nuvens e outros.

Persiste a condição de maré seca na costa catarinense até a quarta-feira (06)

Maré seca em Balneário Camboriú.

A maré baixa resulta da influência da lua cheia (maré de sizígia) e da persistência do vento do quadrante Nordeste (NE) associado a um centro de alta pressão (anticiclone) no oceano Atlântico Sul. Estes fatores combinados provocam o afastamento das águas do mar da costa para o oceano aberto resultando na maré baixa. Este sistema apresenta características semalhantes ao anterior (ocorrido em agosto) e os valores de maré devem ser similares ao registrado naquela ocasião.

Comentários

comentários