Gelson Merisio e Jean Kuhlman.

Você já conseguiu conversar face a face com o candidato que escolheu votar antes da eleição? Isso se tornou cada vez mais próximo e possível com as redes sociais, e um exemplo aconteceu na última terça-feira à noite. Pré-candidato ao governador, Gelson Merisio (PSD) participou de uma transmissão ao vivo pelo Facebook a convite do deputado estadual Jean Kuhlmann (PSD). Respondendo a perguntas de internautas, Merisio apresentou soluções como Segurança Pública, Saúde, bem-estar animal, desenvolvimento econômico, Assistência Social, Saneamento Básico e infraestrutura urbana.

“Esta é uma forma inovadora de conversar com as pessoas. Em tempo real, podemos apresentar o que pensamos sobre temas importante para Santa Catarina, com um compromisso muito forte de falarmos a verdade”, destacou Merisio. “A redes sociais permitirão ao eleitor conhecer profundamente o candidato, quais são os seus propósitos e, com isso, escolher melhor os seus representantes nas urnas”, complementou.

Kuhlmann explicou que tem sido constantemente perguntado em seus roteiros sobre as propostas do pré-candidato. Avalia que as pessoas querem saber o que o Merisio pensa, quais são as ideias dele, e por isso fez questão desta transmissão ao vivo.

Segurança

Entre os questionamentos o aumento do efetivo policial e as Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs). Para Merísio, a solução para que se tenha mais policiais nas ruas é simples – reduzir os cargos comissionados. Logo de cara seriam 1.200. Isso permitiria, em contrapartida, o pagamento do salário de 2.500 policiais. Além disso, a extinção das regionais e de cargos comissionados não essenciais, o que permitirá que outros 2.500 PMs da reserva, que já tem toda a experiência e aptidão física para o trabalho, voltem para sua missão pública, sem deixar de investir em concursos públicos para a renovação do efetivo. Isso, ”somado a outros investimentos em segurança e tecnologia, garantirão o combate ao crime organizado e índices cada vez maiores de qualidade de vida no Estado”, acredita.

Saúde

Para a Saúde, Merisio falou sobre a aprovação da PEC da Saúde já está encaminhando uma melhor ao longo do tempo. É uma emenda constitucional aprovada na Assembleia Legislativa, e apresentada por Merisio, que aumenta o percentual mínimo de investimento nesta área de 12% para 15%, o que representará R$ 8,5 bilhões a mais nos próximos 10 anos, R$ 1 bilhão a mais já nesse ano de 2018. “Com mais recursos, com uma gestão ainda mais eficiente e com mais tecnologia aplicada aos processos administrativos, garante-se um melhor serviço ao cidadão catarinense”, afirmou.

Barragem de José Boiteux

Outra questão levantada por um internauta foi a barragem de José Boiteux, no Vale do Itajaí. Merisio explica que “é preciso manter a prioridade no controle das cheias no Estado, com um envolvimento da comunidade e com uma cobrança ainda mais efetiva junto aos órgãos de licenciamento em Brasília.”

Desenvolvimento econômico e social

O aumento do desenvolvimento econômico de algumas regiões do Estado, outro tema importante levantado pelos internautas, é possível ao se regular oportunidades, ou seja, com a desoneração fiscal temporária. Estas regiões teriam uma carga tributária diferenciada, durante um determinado período, enquanto se constrói uma nova cultura industrial. Depois de estabilizada, a região voltaria a ter a mesma carga tributária dos demais municípios. “O Estado equilibra a competitividade, permitindo que a região tenha mais incentivos para se desenvolver. A redução tributária seria temporária e feita com muita transparência”, enaltece Merisio.

Na questão social, o combate à pobreza extrema será tratado com prioridade absoluta, como uma missão de vida. Pois, por maiores que sejam os investimento em infraestrutura, ainda assim não serão suficientes enquanto alguns catarinense ainda viverem nestas condições.

Durante a transmissão, a conversa com o pré-candidato recebeu cerca de 150 comentários.

Bate-papo ao vivo com o pré-candidato a governador Gelson Merisio

Posted by Jean Kuhlmann on Tuesday, July 10, 2018

Comentários

comentários