Fotos: Orval Molina – Divulgação/SOL

Os maiores destaques do turismo catarinense em 2017 foram premiados nesta quinta-feira, 28, no Troféu Beto Carrero de Excelência no Turismo, uma promoção da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e do Conselho Estadual de Turismo. A premiação foi realizada no Parque Beto Carrero World, em Penha, no Litoral Norte catarinense, e contou com a presença do secretário Leonel Pavan, do presidente da Santur, Valdir Walendowsy; empresários e conselheiros do turismo, entre eles o presidente do conselho e diretor-presidente do parque Beto Carrero, Rogério Siqueira, além de prefeitos e lideranças políticas e econômicas da região. O deputado federal por São Paulo, Celso Russomano, amigo de Beto Carrero, também participou da solenidade.

A definição dos vencedores foi feita por votação popular e de colegiado. Participaram da primeira fase mais de 8,6 mil internautas, sendo 4,4 mil de Santa Catarina e o restante de outros 26 estados. A votação popular ocorreu de 11 de outubro a 5 de novembro pelo site da Santur. Os três vencedores foram de Balneário Camboriú. O empresário Julio Tedesco foi eleito na categoria Personalidade do Turismo; o Atracadouro Barra Sul foi escolhido como Empreendimento Turístico e o município de Balneário Camboriú venceu a modalidade Município Turístico.

A cerimônia foi uma grande celebração do bom momento vivido pelo turismo de Santa Catarina e também marcou os 26 anos de fundação do parque, com referências à importância de Sérgio Murad, o Beto Carrero, à importância para o desenvolvimento do segmento em Santa Catarina. “Conheci o Beto quando ainda era vereador em Balneário e ele vinha em minha casa. Depois como prefeito tivemos importantes parcerias e posteriormente como senador desfilamos com nossos cavalos e a Centopeia do Chope em Brasília”, lembrou o secretário, que ainda destacou as boas expectativas para a alta temporada de Verão. “Teremos mais voos charters, com o aeroporto de Navegantes recebendo pela primeira essas aeronaves fretadas; teremos mais navios de cruzeiros, com Balneário também pela primeira vez recebendo essas embarcações, e uma grande expectativa de ocupação na rede hoteleira. Nesse ano ainda crescemos 6% no turismo enquanto a queda média no país foi de 6,5%”, comparou Pavan. O governador Raimundo Colombo e o vice Eduardo Pinho Moreira não puderam participar em razão de agenda, mas enviaram mensagem em vídeo nos quais ressaltaram a importância do setor turístico e do parque para Santa Catarina.

A cerimônia ocorreu no memorial do fundador do parque. Cercado por imagens e utensílios de uso pessoal de Beto Carrero, que morreu em fevereiro de 2008, o diretor-presidente do empreendimento e presidente do Conselho Estadual de Turismo, Rogério Siqueira, emocionou-se algumas vezes ao lembrar a trajetória do parque e do “cowboy brasileiro” e das dificuldades superadas nos últimos anos. “Aqui no parque estamos conseguindo crescer a uma média de 2% ao ano e como presidente do conselho realizam alguns projetos importantes em parceria com o maluco, com todo o respeito, do secretário Pavan, que também faz muito pelo turismo. Além disso, agora podemos dizer que o Brasil vai voltar a crescer, e o Beto Carrero, com certeza, vai continuar crescendo”, destacou Siqueira.

Comentários

comentários