exposicao sob a bencao dos maias

As viagens tornaram-se objeto de estudo para a fotógrafa e professora  da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) Vanessa Alves. Em andanças pela Guatemala, Honduras e México, ela passou a fotografar o modo de vida dos latino-americanos, com olhar voltado para a influência e o legado deixado pelos maias. Parte destes registros compõe a mostra fotográfica “Sob a Benção dos Maias”, que abre para visitação no dia 25 de maio, no piso L2 do Floripa Shopping.

Vanessa é professora dos cursos de Comunicação e responsável pelo Laboratório de Produção de Imagem e Som (Lápis), do Campus Balneário Camboriú da Univali. Ela conta que há mais de dez anos pesquisa o jeito latino-americano de ser, incluindo o Brasil neste contexto. “O Brasil, às vezes, parece ser descolado do continente. A maioria das vezes associamos nossa cultura apenas à Europa. Mas, temos mais similaridade com esses povos do que imaginamos”, destaca, em relação aos maias, incas e astecas.

Para a autora, o que a fotografia conseguiu congelar e gravar torna-se ingênuo num lugar com tantas dobras visuais.  “É um misto de pobreza em infinitas cores e de riqueza em preto e branco”, opina.

A mostra é uma realização do curso de Fotografia da Univali e ficará aberta para visitação até o dia 25 de junho. O Floripa Shopping está localizado na Rodovia SC-401, nº3.116, Saco Grande sentido Norte da Ilha, em Florianópolis.

Comentários

comentários