• Blogs
More
    Início Blogs Olho Crítico A importância do jornalismo sério na terra das páginas noticiosas amadoras

    A importância do jornalismo sério na terra das páginas noticiosas amadoras

    Assuntos sérios são tratados de qualquer maneira em busca de cliques, curtidas e compartilhamentos

    🕗 Publicado

    em

    - Publicidade -

    NEWSLETTER

    Receba notícias de Santa Catarina todos os dias em seu e-mail.

    Clique em "Assinar", confirme seu cadastro na próxima tela e ative o cadastro em seu e-mail.
    A página excluiu a postagem (Reprodução)

    Hoje em dia, todo mundo é repórter. Ninguém mais precisa ser jornalista para dar uma notícia. Basta ter um celular na mão para registrar um fato e uma plataforma online para compartilhá-lo. Apesar de ser algo positivo, que dá instantaneidade e tira o monopólio da informação das mãos da mídia, também tem a sua parte negativa: a disseminação de boatos e notícias falsas.

    No início da noite deste domingo, 24.mar.2019, uma bola de fogo foi vista no céu em parte do litoral catarinense e gaúcho. Ninguém sabe ao certo o que foi, mas estima-se que foi um bólido – um meteoro extremamente brilhante, especialmente quando explode na atmosfera.

    Após a bola de fogo ser vista, várias páginas quiseram dar o “furo de reportagem”, porém de maneira sensacionalista, sem nenhuma responsabilidade com a informação. Tudo por cliques, curtidas e compartilhamentos.

    Uma das maiores páginas de Santa Catarina no facebook, a Santa Catarina em Fotos, que possui quase 1 milhão de seguidores, trouxe a notícia da pior forma possível: alarmando sobre a queda de uma aeronave. “URGENTE: Avião cai em Florianópolis próximo a Ilha do Campeche”, trazia o título.

    O Corpo de Bombeiros descartou qualquer hipótese de queda de aeronave ou balão no mar, próximo a Florianópolis. A Capitania dos Portos de Santa Catarina também informou que não recebeu pedido de socorro nas últimas horas.

    Muitos usuários não gostaram da notícia alarmista e falsa e reclamaram nos comentários. “Tem que haver responsabilidade em postar, saber a veracidade dos fatos, meu filho está voando pra Florianópolis neste momento, imagina o susto que eu tomei quando eu li a reportagem”, comentou Débora Lopes. “Eu acho que existe uma diferença enorme em cair um balão ou um avião, principalmente quando vc tem um parente nele”, finalizou.

    “Facebook terra de mídia de aventureiros de plantão. Assunto sério tratado de qualquer maneira em busca de cliques”, sublinou Júlio Koerich. “Ja estou percebendo que este site não é de responsabilidade …. Postam as coisas sem ao menos saber o que ocorreu de fato!”, reclamou Biaah Lucas.

    Desconfie de textos alarmistas

    Manchetes e textos muito alarmistas podem até despertar a sua curiosidade, mas o objetivo costuma ser apenas conseguir cliques. Notícias que trazem o rótulo de “Urgente”, precisam de cuidado redobrado antes de compartilhá-las, principalmente quando o comunicador solicita que você compartilhe para “mais pessoas saberem desse absurdo” ou para “chegar até as autoridades”. Verifique em mais de uma fonte e veja se mais algum veículo de comunicação deu a notícia.

    Clique aqui para conferir outras dicas para identificar de um conteúdo é falso.

    Algumas pessoas que estavam nas praias do leste de Florianópolis, acreditaram que o clarão supostamente seria uma…

    Posted by Click Catarina on Monday, March 25, 2019

    COMENTE ABAIXO ⬇