Saul Oliveira/Secom

Santa Catarina está pronta para receber visitantes para os festejos de Carnaval. Além de levar alegria às ruas, a folia movimenta o comércio e a procura por serviços, gerando renda para os catarinenses de todas as regiões.

Em Florianópolis, por exemplo, a expectativa da Secretaria Municipal de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico é que os hotéis estejam totalmente lotados e haja grande ocupação nos imóveis para locação. Em Laguna, no Sul do estado, a previsão é que 500 mil pessoas passem pelo município até o dia 5 de março.

Movimentos intensos estão previstos em outras cidades em que o Carnaval já é tradicional, como Joaçaba, Balneário Camboriú e São Francisco do Sul, e também onde o evento está se fortalecendo, como Balneário Rincão (confira, abaixo, a programação).

No ano passado, de acordo com uma pesquisa feita pelo Núcleo de Pesquisas da Fecomércio/SC em Florianópolis, São Francisco do Sul, Laguna e Joaçaba, o setor de hotelaria registrou um incremento de 34,4% no faturamento durante o Carnaval, em comparação com outros meses do ano. Em Joaçaba, de acordo com outro levantamento da entidade, cada turista gastou, em média, R$ 1.636 nos festejos de 2018.

Companhias aéreas e empresas de ônibus já comunicaram que vão oferecer linhas adicionais. Neste ano, houve um aumento de 20% no número de ônibus extras que terão Florianópolis como destino ou ponto de partida durante o Carnaval. De acordo com o presidente do Departamento de Transportes e Terminais (Deter), Fúlvio Neto, as empresas de transporte coletivo intermunicipal e interestadual já informaram que vão colocar 766 veículos adicionais no Terminal Rodoviário Rita Maria entre 1º e 6 de março. São 384 veículos para a chegada, a maioria nos dias 1º e 2, e 382 para a saída, principalmente entre os dias 5 e 6 de março.

O Aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis, receberá voos extras durante o Carnaval. A Azul informou que terá 19 linhas não regulares, incluindo rotas entre a Capital catarinense e Foz do Iguaçu (PR), Curitiba (PR), Passo Fundo (RS) e Rio de Janeiro (RJ). A Avianca terá dois voos extras na noite desta sexta-feira, 1º, e a Latam oferecerá dois no dia 10. As duas empresas farão ida e volta para Guarulhos (SP).

Leia também: Como fica o calendário de atendimento dos órgãos públicos do Governo do Estado durante o Carnaval 2019

Confira a programação de Carnaval nas cidades de SC

FlorianópolisProgramação completa
Depois do concurso de marchinhas e do tradicional Berbigão do Boca, Florianópolis está pronta para o desfile das escolas de samba na Passarela Nego Quirido, marcado para esse sábado, 2.mar.2019. As escolas do Grupo de Acesso abrem o desfile a partir das 17h15. O Grupo de Acesso entra em cena às 22h10.

Balneário CamboriúProgramação completa
A programação vai de sexta-feira, 1.mar.2019, a 5 de março, com atividades na Praça Almirante Tamandaré, além do desfile oficial de blocos e trios elétricos de sábado a segunda. Neste ano, serão 17 blocos e trios elétricos.

Balneário Rincão | Programação completa
O CarnaRincão reúne escolas de samba de Balneário Rincão e cidades vizinhas para dias de muita folia na Avenida Leoberto Leal.

Itá
Uma grande estrutura foi montada para atender a todos os foliões, com arquibancadas e camarotes, além de uma completa praça de alimentação. A organização destaca a segurança como um dos pontos fortes do Carnaval em Itá. Shows musicais e desfiles de escola de samba estão na programação.

ItajaíProgramação completa
O Carnaval será no Mercado Público, entre esta sexta-feira e 5 de março. A festa será comandada por artistas locais e contará com repertório recheado de sambas-enredos, sambas de roda, afro-sambas, axés, marchinhas, entre outros estilos.

Joaçaba | Programação completa
A Avenida XV de Novembro vai se transformar na passarela do samba. O Carnaval de Joaçaba promete manter a fama de ser um dos melhores do Sul do Brasil. Paralelamente ao desfile, o carnaval de blocos, que chega a receber 8 mil foliões por noite, com concentração na Praça da Catedral, área central de Joaçaba.

Joinville
A cidade mais populosa de Santa Catarina não fica de fora da folia. Nesse sábado, 2.mar.2019, na Avenida Beira Rio, estão agendados os eventos da “Folia de Joinville”, com atrações inéditas como o “Stamm Folia” (9h) e o “Folia Atrás do Trio” (17h). A festa vai até as 22h.

Laguna | Programação completa
O tradicional Carnaval de Laguna é um dos destinos mais procurados para quem quer curtir a folia no Sul. Neste ano, o município prevê a chegada de 500 mil pessoas durante os sete dias de programação carnaval, que já começou na terça-feira, 26.fev.2019, e vai até 5 de março.

São Francisco do Sul | Programação completa
O Carnaval 2019 Sou + São Chico tem abertura nesta sexta-feira, com encontro de Blocos no Centro Histórico. Serão cinco dias de muita diversão e alegria em meio às belezas naturais da cidade.

A prática, considerada crime de maus-tratos aos animais, costuma se intensificar no período entre o Carnaval e a Páscoa.

Posted by Click Catarina on Friday, March 1, 2019

Comentários

comentários