• Plantão Policial
More
    Início Plantão Policial Segurança Cerimônia oficializa promoção de policiais e bombeiros militares de SC

    Cerimônia oficializa promoção de policiais e bombeiros militares de SC

    No total, foram promovidos 218 praças e 83 oficiais

    🕗 Publicado

    em

    - Publicidade -

    NEWSLETTER

    Receba notícias de Santa Catarina todos os dias em seu e-mail.

    Clique em "Assinar", confirme seu cadastro na próxima tela e ative o cadastro em seu e-mail.
    Ricardo Wolffenbuttel / Secom

    A Polícia Militar (PMSC) e o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) têm novos cabos, segundos e terceiros sargentos, capitães e coronéis. No total, foram promovidos 218 praças e 83 oficiais em solenidade realizada na manhã desta sexta-feira, 9, no Centro de Ensino Bombeiro Militar, em Florianópolis. O ato ainda teve a formatura do Curso de Formação de Cabos (CFC) do CBMSC, com 33 formados, e o anúncio da destinação de um terreno no Sapiens Parque, em Florianópolis, para a instalação do Laboratório de Ciências do Fogo, um instrumento de preparação e pesquisa para o Corpo de Bombeiros Militar.

    A solenidade teve a presença do governador Carlos Moisés, o general de Brigada do Exército Brasileiro Ricardo Miranda Aversa, o comandante-geral da PMSC e presidente do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial, coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes e o comandante do CBMSC, coronel Charles Alexandre Vieira, além de outros militares e familiares dos promovidos e formados.

    Durante o ato, o governador parabenizou as corporações da segurança pública catarinense pelas constantes reduções nos índices de criminalidade. “É um momento de muitas notícias positivas para a nossa segurança, além dos bons números. Havia demandas reprimidas para recompor o efetivo de todos os órgãos, tanto para a realização de novos concursos quanto para chamar aqueles já aprovados. Nesta semana, anunciamos o chamamento de 94 peritos e dois papiloscopistas para o IGP, 50 agentes e 50 escrivães para a Policiais Civil, 150 bombeiros militares ainda neste ano e mais 142 em março do ano que vem e estamos com um concurso em andamento para 1000 novos soldados e 70 oficiais para a Polícia Militar, sendo que 50% deles já serão chamados logo após a conclusão”, lembrou o governador. O anúncio foi feito na última quarta-feira, 10.

    Solenidade

     Governador condecora o cabo Zimar Silva Farias

    O primeiro ato da cerimônia foi a formatura da segunda turma do Curso de Formação de Cabos. Sob comando do 1º Tenente Torquato, o pelotão de formandos presenciou a homenagem ao aluno – e agora cabo – Jaison Casagrande Benedet, condecorado com a medalha “Cabo Zimar Silva Farias” por ter alcançado o primeiro lugar no CFC, com nota final 9,97.

    Em seguida, foi realizado o ato de promoção de oficiais e praças da PMSC e CBMSC. Três oficiais e 45 praças do Corpo de Bombeiros Militar e 173 praças e 80 oficiais da Polícia Militar de todo o estado foram promovidos pelos comandantes coronel Vieira e coronel Araújo Gomes, respectivamente.

    “Para os militares, a promoção tem um significado prático e simbólico. Representa o reconhecimento da organização sobre os méritos dele, a possibilidade de ter novas responsabilidades e uma ascensão funcional típica da carreira militar. Também representa uma avanço para a sociedade. Pessoas promovidas prestam um serviço mais relevante”, avalia o comandante da PMSC, coronel Araújo Gomes.

    Para o comandante do CBMSC, coronel Vieira, a promoção é o reconhecimento do trabalho realizado pelos militares no dia a dia. “Nada mais justo, que, ao atingir um certo degrau na carreira, que eles sejam promovidos, elevados a um nível superior, para que continuem prestando um serviço à sociedade com empenho e dedicação. É uma motivação a mais”, considera.

    A cerimônia foi encerrada com o tradicional batismo dos cabos dos Bombeiros, símbolo de transformação e comprometimento com a missão de salvar vidas, marcando a passagem das novas conquistas na carreira militar. O batismo foi conduzido pelo governador, que foi bombeiro militar por 30 anos.


    COMENTE ABAIXO ⬇