• Notícias
More
    Início Notícias Economia e Negócios Colheita de arroz é iniciada em Santa Catarina

    Colheita de arroz é iniciada em Santa Catarina

    O estado é o segundo maior produtor nacional do grão

    🕗 Publicado

    em

    - Publicidade -

    NEWSLETTER

    Receba notícias de Santa Catarina todos os dias em seu e-mail.

    Clique em "Assinar", confirme seu cadastro na próxima tela e ative o cadastro em seu e-mail.
    Divulgação

    Foi iniciada a colheita de arroz em Santa Catarina. Segundo maior produtor nacional do grão, o estado espera uma safra de 1,1 milhão de toneladas em 143 mil hectares plantados. O secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Ricardo de Gouvêa, e a presidente da Epagri, Edilene Steinwandter, participaram da abertura oficial da colheita nesta terça-feira, 6, durante o Campo Agro Acelerador da Cooperja, em Jacinto Machado.

    A expectativa é de que a produção catarinense seja 2,2% menor em relação à safra 2017/18 – lembrando, que as safras anteriores estiveram bem acima da média.

    Exportações

    O arroz se tornou ainda um importante item da pauta de exportações de Santa Catarina. No último ano, o estado embarcou 83,9 mil toneladas de arroz e derivados. Esse volume equivale a US$ 24,7 milhões. Os principais mercados para o arroz catarinense são: Venezuela, Africa do Sul e Trinidad e Tobago.

    Novo cultivar da Epagri

    A Epagri lançou ainda seu primeiro cultivar voltado para o mercado de arroz branco. O SCS124 Sardo tem uma produtividade média de  8,7 toneladas por hectare), ciclo médio, bom aspecto na prateleira, bom desempenho na panela e ótimo sabor.

    Esse é o 32º cultivar de arroz irrigado desenvolvido e lançado pela Epagri e o 24º desenvolvido para Santa Catarina. O lançamento é resultado de 14 de anos de trabalho, iniciados com os primeiros cruzamentos na safra 2005/06.

    Convênio permitirá utilizar para transporte de órgãos o helicóptero alugado até então exclusivamente para locomoção do chefe do Executivo catarinense.

    Posted by Click Catarina on Wednesday, February 6, 2019

    COMENTE ABAIXO ⬇