Fábio Queiroz – Agência AL

A primeira reunião da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, presidida pelo deputado Dr.Vicente Caropreso (PSDB), teve como destaque da pauta de trabalho uma explanação do novo presidente da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), Rubens Feijó. Ele apresentou os números relacionados à entidade que atende pessoas com deficiência, tais como surdez, cegueira e com baixa visão, deficiência intelectual, física, Síndrome de Down, Transtorno do Espectro Autista, além da realizar de pesquisas e capacitações.

O deputado Dr. Vicente Caropreso solicitou ao presidente da fundação um relatório detalhado sobre a produtividade dos profissionais.  O parlamentar destacou que a comissão quer participar do debate sobre as mudanças no sistema de contratação de professores com formação, para atender crianças com deficiência.

Contratação de professores

Atualmente a fundação faz a contratação dos profissionais e os disponibiliza para as entidades, mas o governo propõe que as próprias entidades contratem os profissionais com verba repassada pelo Estado. Segundo Caropreso, a situação preocupa, pois pode influenciar a qualidade dos atendimentos.

“Uma situação destas em que o Estado vinha ajudando tantas instituições e de repente priva essas instituições da cedência desses profissionais, que são experts e tem experiência, é lógico que nós ficamos preocupados com a qualidade de atendimento sem contar a dificuldade financeira que muitas dessas entidades vão apresentar daqui para frente”, alertou o presidente.

Cronograma de atividades

Outro destaque da reunião foi à apresentação das atividades planejadas pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência para 2019. O documento, que ainda não está totalmente fechado, inclui a realização de 30 eventos, tais como seminários, cursos, congressos e exposições artísticas sobre temas variados como doenças raras, autismo, prevenção de deficiências e legislação específica do setor.

Saiba tudo sobre esses heróis.

Posted by Click Catarina on Monday, March 4, 2019

Comentários

comentários