Julio Cavalheiro/Secom

O governador Carlos Moisés recebeu, na tarde desta quinta-feira, 14.fev.2019, as visitas da consulesa-geral dos Estados Unidos, Julia Harlan, e do cônsul-geral do Uruguai, Daniel Julio Botta. Nas duas reuniões, foram discutidas possibilidades de projetos em conjunto. O secretário de Relações Internacionais, Derian Campos, participou dos encontros.

A representante dos EUA e o chefe do Executivo de Santa Catarina trataram principalmente de assuntos ligados à educação.

“A fluência na língua inglesa é muito importante hoje. Seria excelente se pudermos trabalhar isso com mais qualidade, quem sabe até com americanos nativos lecionando aqui. Seria importante fazer essa experiência, mesmo que temporária”, afirmou o governador.

A consulesa-geral se mostrou disponível para discutir o assunto e apresentou projetos já mantidos pelos EUA no Brasil. Julia Harlan destacou a importância de Santa Catarina no processo de aproximação entre os dois países. “Tecnologia, inovação e educação são pilares muito importantes para nós e temos muito a trabalhar com o governo para desenvolver novos projetos em Santa Catarina”, considerou a consulesa-geral.

Infraestrutura para fomentar o turismo

O governador também destacou que existe potencial para aumentar o fluxo de turistas norte-americanos no estado. Segundo ele, concentrar investimentos em infraestrutura será fundamental para melhorar a experiência dos turistas estrangeiros em terras catarinenses.

A consulesa-geral veio acompanhada do cônsul para relações internacionais, John Jacobs.

Intercâmbio turístico com o Uruguai

Logo depois do encontro com a consulesa americana, o governador recebeu o cônsul-geral do Uruguai, com quem tratou principalmente sobre intercâmbio turístico entre Santa Catarina e o país vizinho. “Nós podemos fortalecer muito esse laço”, projetou o governador, lembrando que o acesso rodoviário entre os dois países é de boa qualidade.

O cônsul-geral demonstrou interesse em desenvolver ações conjuntas para aumentar o fluxo de visitantes entre Santa Catarina e o Uruguai e vice-versa. Botta lembrou que a parceria entre o país vizinho e o estado catarinense também costuma ser positivo nas relações comerciais. “O Uruguai compra muitos produtos de Santa Catarina”, comentou.

As exportações catarinenses para o Uruguai no ano passado somaram mais de US$ 156 milhões, com uma gama de produtos bastante variada, segundo dados do Ministério da Economia. A carne suína, item mais exportado, corresponde a aproximadamente 10% desse total. Por outro lado, o estado importou quase US$ 174 milhões em produtos uruguaios.

Em Brusque, foi empossado o delegado Fernando de Faveri e em Blumenau o delegado Egídio Maciel Ferrari.

Posted by Click Catarina on Thursday, February 14, 2019

Comentários

comentários