• Notícias
More
    Início Notícias Saúde Hospital Regional de São José realiza primeiro transplante ósseo

    Hospital Regional de São José realiza primeiro transplante ósseo

    A intervenção durou aproximadamente cinco horas

    🕗 Publicado

    em

    - Publicidade -

    NEWSLETTER

    Receba notícias de Santa Catarina todos os dias em seu e-mail.

    Clique em "Assinar", confirme seu cadastro na próxima tela e ative o cadastro em seu e-mail.
    Divulgação

    O Hospital Regional de São José (HRSJ) realizou o primeiro transplante ósseo em 32 anos de sua história. O procedimento cirúrgico foi realizado na última segunda-feira, 18.fev.2019, pelos médicos cirurgiões Lúcio Toledo, Claudemir Aparecido Ferdinando e Renato Locks. A intervenção durou aproximadamente cinco horas.

    O tecido ósseo utilizado foi obtido do Banco de Tecidos do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia do Rio de Janeiro (INTO), uma vez que Santa Catarina ainda não possui um banco de tecidos musculoesqueléticos. O SC Transplantes supervisionou e apoiou todo o trâmite para a realização do procedimento. O paciente, um homem de 67 anos morador da cidade de Braço do Norte, sofria com problemas na prótese de quadril. Ele continua se recuperando na unidade vinculada à Secretaria de Estado da Saúde e apresenta boa evolução clínica e cirúrgica.

    Segundo os ortopedistas Lúcio Cappelli e Claudemir Ferdinando, responsáveis pelo primeiro procedimento do Regional, a maior dificuldade neste tipo de procedimento é justamente localizar um osso que seja compatível e adequado à exata necessidade do paciente. “Alguns pacientes colocam próteses, mas existe o desgaste em decorrência do tempo de uso”, afirmam. O osso é ideal pois não se trata de material sintético.

    O Hospital Regional de São José foi credenciado para a realização desse tipo de procedimento em 2018. Atualmente, outros 35 pacientes aguardam pelo transplante ósseo na unidade. Todos passam por uma consulta ambulatorial com o médico ortopedista (o mesmo que vai operar) e na sequência é solicitado o transplante.

    Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, realizada pelo IBGE.

    Posted by Click Catarina on Saturday, February 23, 2019

    COMENTE ABAIXO ⬇