• Blogs
More
    Início Blogs SC Acontece Instituto MAPA errou até na pesquisa boca de urna

    Instituto MAPA errou até na pesquisa boca de urna

    Ibope também falhou miseravelmente às vésperas das eleições; Veja os números

    🕗 Publicado

    em

    - Publicidade -

    NEWSLETTER

    Receba notícias de Santa Catarina todos os dias em seu e-mail.

    Clique em "Assinar", confirme seu cadastro na próxima tela e ative o cadastro em seu e-mail.

    Divulgação

    As pesquisas eleitorais retrataram uma realidade que não existiu em Santa Catarina. O Instituto MAPA conseguiu a façanha de errar, inclusive, a pesquisa boca de urna, pesquisa que é realizada no dia da eleição. E não foi apenas um “errinho”, foi um “errão”.

    Segundo a pesquisa que foi encaminhada um pouco antes das 19h para a imprensa, Mauro Mariani, que ficou fora do segundo turno com 23,21%, estaria em primeiro com 26,3%. Além do resultado ter ficado fora da margem de erro de 2%, Mariani chegou em terceiro.

    O erro foi ainda maior com os resultados de Gelson Merisio e Comandante Moisés. O candidato do PSD foi para o segundo turno com 31,12%, mas segundo a pesquisa boca de urna do Instituto MAPA, ele teria 24,2%. Um erro de mais de 7%. Já o candidado PSL, que aparecia em 4º lugar, com 14,7% na pesquisa, chegou ao segundo turno com surpreendentes 29,72%. Um abissal erro de 15%.

    Nem o resultado do candidato do PT, Décio Lima, chegou perto. Com 18,9% na pesquisa, no “mundo real” teve 12,78%.

    Seja qual for a metodologia usada nesta pesquisa, falhou, e falhou feio.

    IBOPE FALHOU MISERAVELMENTE

    Um dos mais respeitados e renomados institutos de pesquisa também falhou miseravelmente em Santa Catarina. Na pesquisa contratada pela NSC, realizada entre os 3 e 5 de outubro, às vésperas das eleições, o IBOPE apontou que Mauro Mariani teria 25% dos votos, Merisio 23%, Decio Lima 19% e Comandante Moises 9%. A margem de erro era de 3 pontos percentuais e o nível de confiança de 95%.


    COMENTE ABAIXO ⬇