• Notícias
More
    Início Notícias Política Maio Amarelo: Deputado Dr.Vicente alerta mortes em acidentes de trânsito

    Maio Amarelo: Deputado Dr.Vicente alerta mortes em acidentes de trânsito

    O parlamentar lembrou que o Brasil ocupa o 5º lugar entre os países onde ocorrem mais mortes no trânsito

    🕗 Publicado

    em

    - Publicidade -

    NEWSLETTER

    Receba notícias de Santa Catarina todos os dias em seu e-mail.

    Clique em "Assinar", confirme seu cadastro na próxima tela e ative o cadastro em seu e-mail.

    Durante a sessão desta terça-feira, 21.maio.2019, da Assembleia Legislativa, o deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB) foi à tribuna para falar sobre o movimento internacional Maio Amarelo que tem como objetivo conscientizar a população para redução de acidentes de trânsito.

    O parlamentar lembrou que o Brasil ocupa o 5º lugar entre os países onde ocorrem mais mortes no trânsito e que o último levantamento do Ministério da Saúde mostra que em 2016 mais de 37 mil e trezentas pessoas morreram vítimas de acidentes no país, sem contar o grande número de feridos graves que ficam com sequelas ao longo da vida.

    O deputado que é presidente da comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência também alertou para informação de que 60% dos leitos do SUS são ocupados por vítimas de trânsito.

    Em Santa Catarina, a Secretaria de Estado da Saúde, divulgou que em 2017 ocorreram 1554 mortes no estado provocadas por acidentes. Destas mortes, 44% eram adultos jovens entre 20 e 39 anos e que 34% das vítimas ocupavam automóveis; 32,4% usavam motocicletas; 14,8% eram pedestres e outros 5,2% eram ciclistas.

    Os municípios que registraram o maior número de mortes por acidentes de trânsito foram Blumenau Joinville Chapecó e São José. Caropreso destacou a importância das ações desenvolvidas no Maio Amarelo pelo poder público e pela sociedade civil.

    O mês de maio se tornou referência Mundial para o balanço dessas ações porque em Maio de 2011 a ONU decretou que a década é voltada ações para a segurança no trânsito e a cor amarela foi escolhida por que simboliza atenção.

    O parlamentar reforçou que além das mortes causarem perdas irreparáveis para as famílias e o país, as lesões ocorridas no trânsito trazem consequências não apenas para as vítimas de acidente. “As pessoas devem evitar usar o celular que é uma das grandes causas de acidentes. Campanhas como Maio Amarelo são importantes para alertar a população”, destacou.


    COMENTE ABAIXO ⬇