Julio Cavalheiro/Secom

Com o objetivo de planejar o primeiro semestre do ano letivo, cerca de 40 mil professores, gestores e coordenadores se reúnem nas 1.073 escolas estaduais a partir desta segunda-feira, 4.fev.2019. A formação será subsidiada com vídeos gravados por equipes da Secretaria de Estado da Educação (SED) e pela professora da Universidade Regional de Blumenau, Cássica Férri, com orientações pedagógicas por meio das diretrizes da Proposta Curricular de Santa Catarina, Base Nacional Comum Curricular (BNCC) entre outros assuntos.

Como tema principal, os professores da Educação Básica (fundamental e médio) realizarão debates sobre o processo de ensino aprendizagem para melhorias nos índices educacionais. Seminários sobre aos Núcleos de Educação, Prevenção, Atenção e Atendimento às Violências na Escola (Nepre) e ao sistema de Gestão Escolar também serão pautas do curso.

“A nossa expectativa é que o planejamento das disciplinas seja feito em conjunto, com a troca de conhecimento e ideias entre os professores, resultando na qualidade da aprendizagem. Quanto mais integrado este processo, melhores serão nossos resultados”, fortalece o secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni, que visitou os professores do Instituto Estadual de Educação na manhã desta segunda-feira.

Professores Ensino Médio Integral

Aproximadamente, 1,7 mil profissionais da educação entre professores e coordenadores do Ensino Médio Integral em Tempo Integral (EMITI), programa ofertado em 32 escolas em 2019, participarão de formação especial para alinhamento e planejamento das atividades.

O curso será entre os dias 5 e 8, no Instituto Estadual de Educação, em Florianópolis. A iniciativa conta com apoio da equipe do Instituto Ayrton Senna, parceiro na implementação do programa em Santa Catarina.

Entre as atividades, serão abordados os princípios do programa relacionados ao Protagonismo Juvenil, Matriz de Competências para o século 21, Integração curricular e Metodologias Integradoras. Além de socialização das práticas vivenciadas no ambiente escolar pelas equipes.

Os educadores serão divididos em dois grupos. O primeiro será para profissionais das Regionais de Chapecó, Joaçaba, São Miguel do Oeste/Itapiranga, Joinville, Videira/Caçador, Concórdia/Seara, Curitibanos, Lages/São Joaquim, Xanxerê. O segundo contemplará as regionais de São Bento do Sul/Canoinhas, Itajaí, Criciúma, Jaraguá do Sul, Florianópolis, Rio do Sul/Ibirama, Blumenau/Timbó. Todos os participantes, com 100% de frequência, receberão certificado emitido pela SED.

Escolas com EMITI 2019

MunicípioEscola
Água DoceEEB Ruth Labarbechon
AraranguáEEB Bernardino Sena Campos
BlumenauEEB Dr.Max Tavares D’ Amaral
Bom RetiroEEM Valmir Omarques Nunes
BombinhasEEB Pref Leopoldo José Guerreiro
BombinhasEEB Maria Rita Flor
Canoinhas                    EEB Almirante Barroso
Capinzal                     EEB Mater Dolorum
Chapecó                      EEB Coronel Ernesto Bertaso
Cordilheira alta             EEB Cordilheira Alta
CuritibanosEEB Casimiro de Abreu
Florianópolis                EEB Dom Jaime de Barros Câmara
IndaialEEB Attela  Jenichem
IpuaçuEEB PE Antônio Vieira
IpumirimEEB Benjamim Carvalho de Oliveira
ItajaíEEB Prof Ary Mascarenhas Passos
ItajaíEEB Nereu Ramos
Itajaí               EEB Elfrida Cristino da Silva
Itapiranga                   EEB São Vicente
Jaraguá do SulEEB Holando Marcelino Gonçalves
Jaraguá do Sul               EEB Prof Heleodoro Borges
Joinville                    EEB Eng Annes Gualberto
LagesEEB Flordoardo Cabral
LagesEEB Visconde de Cairu
OrleansEEBToneza Cascaes
Palhoça                       EEB Gov Ivo Silveira
Presidente GetúlioEEB Orlando Bertoli
RodeioEEB Osvaldo Cruz
Santo Amaro da Imperatriz    EEB Nereu Ramos
Timbó GrandeEEB Machado de Assis
Urussanga                    EEB Caetano Bez Batti
XaximEEB Gomes Carneiro

*Importante: O número de professores citado nesta matéria está com base no quadro de 2018, pois o número definitivo será contabilizado após o segundo período de matrículas (4 até 8 de fevereiro).

O objetivo é cumprir os limites estabelecidos pela Lei de Diretrizes Orçamentárias, aprovada em agosto de 2018.

Posted by Click Catarina on Monday, February 4, 2019

Comentários

comentários